Despesa da Prefeitura com publicidade só cresce desde que o contrato foi firmado, em 2009
Prefeito no lançamento de campanha sobre 'buteco': governo descumpre Constituição
O
prefeito de Americana, Diego De Nadai (PSDB), vai gastar mais R$ 10
milhões com publicidade até o final do mandato. O último aditamento do
contrato com a agência de publicidade Versão BR Comunicação e Marketing
foi firmado em setembro, pelo período de 12 meses. A continuidade do
contrato de publicidade já é percebida pela população há algumas
semanas, com o retorno dos anúncios publicitários em horário nobre da
televisão.
Nos dois últimos anos, o prefeito já havia gasto R$
14,1 milhões com a divulgação das obras do município. Como 2012 é ano de
eleições municipais, a divulgação dos anúncios da administração só pode
acontecer até o dia 7 de julho. Com isso, a média de despesa mensal do
atual aditamento será de cerca de R$ 1 milhão somente com propaganda. O
aditamento do contrato, que venceu em setembro, também deverá elevar o
teto de gastos do Poder Executivo com propaganda no ano eleitoral. Isso
porque, em 2012, o prefeito poderá gastar somente a média do dinheiro
que utilizou nos primeiros três anos de mandato.
O total de
despesas com publicidade pelo atual governo, fixado em mais de R$ 24
milhões, já ultrapassou em muito o valor da obra que é uma das vitrines
da administração. A ampliação do Hospital Municipal Dr. Waldemar
Tebaldi, é, além disso, o calcanhar de Aquiles da administração, em
função das inúmeras reclamações e denúncias de mau atendimento. A
própria Prefeitura já admitiu que está com dificuldades de levantar a
verba para a obra, orçada em R$ 15 milhões, e que atualmente está
parada. A administração tem até mesmo tentado leiloar imóveis do
patrimônio do município para levantar o dinheiro necessário para
concluir o projeto.
Munícipes falam sobre os gastos com publicidade
As
despesas do prefeito tucano com publicidade têm causado polêmica na
cidade desde o ano passado. Isso porque historicamente nunca o município
gastou tanto dinheiro público com propaganda. Para se ter uma ideia,
Diego já gastou quase nove vezes mais do que seu antecessor, o
ex-prefeito Erich Hetzl Júnior. O contrato inicial da Prefeitura com a
Versão BR, firmado em 2009, era de R$ 2,82 milhões e mais uma
remuneração mensal de R$ 15 mil. Desde então, já foram feitos cinco
aditamentos. O primeiro, em fevereiro de 2010, foi no valor de R$ 3
milhões. O segundo, em julho do ano passado, de R$ 1,5 milhão. O
terceiro, em setembro de 2010, foi no valor de R$ 600 mil e o quarto
possuía uma previsão de R$ 6 milhões em gastos, além do atual, de R$ 10
milhões. O contrato com a agência pode ser mantido, no máximo, por cinco
anos pela Prefeitura.
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